sexta-feira, 2 de maio de 2008

Cadastro Nacional de Adoção será tema de debate no XIII Enapa


PDF Imprimir E-mail
Terça, 01 de Abril de 2008

O Cadastro Nacional de Adoção, que está em fase de conclusão pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e terá seu lançamento oficial ainda este mês, será tema de debate durante o XIII Encontro Nacional de Apoio à Adoção (Enapa). O evento, que ocorrerá em Recife (PE) de 29 a 31 de maio com o tema central a "Adoção: novos rumos e ritmos", pretende reunir profissionais e outras pessoas direta ou indiretamente interessadas em contribuir e trocar experiências sobre a adoção no Brasil.

Criado pelo Departamento de Informática do CNJ para centralizar os dados das varas da Infância e da Juventude de todo o país e facilitar o acesso de pretendentes à adoção, o Cadastro Nacional de Adoção permitirá o armazenamento detalhado de informações sobre quem quer adotar e quem está na fila à espera de uma oportunidade para encontrar uma família. Também ajudará o cruzamento de perfis e fornecerá uma série de outras informações, como, por exemplo, abrigos existentes, crianças prontas para serem adotadas e pretendentes.

Com a implantação do Cadastro Único de Adoção, cada juiz da Infância e da Juventude terá a responsabilidade de manter o mais atualizado possível a lista de adoção da sua comarca e o acesso ao banco de dados será feito por meio de senha específica. E nos municípios onde ainda há dificuldade de acesso à internet, a atualização ficará a cargo das corregedorias de Justiça dos estados.

Todos os detalhes do Cadastro Nacional de Adoção do CNJ serão especificados no XIII Encontro Nacional de Apoio à Adoção no dia 31 de maio, entre 10h e 11h40, pelo desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Este ano, o Enapa vai tratar dos novos rumos e possibilidades da adoção por meio da participação de inúmeros especialistas nas palestras, oficinas e grupos de trabalho programados. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas na página eletrônica http://www.enapa.com.br/, na Treide Eventos (Rua da Hora, 242 - Espinheiro, Recife, PE) ou por meio do telefone 81 3241-8055.

Nenhum comentário: